Em computação, um emulador é um software criado para essencialmente transcrever instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software.

História

O primeiro emulador foi criado em 1964 por Larry Moss, na época funcionário da IBM, consistindo em um Software que fazia com que os programas criados para o 7070 mainframe rodassem na mais nova linha de computadores da IBM, os System/360.







O emulador foi um sucesso e ajudou bastante o System/360 a se tornar um best-seller na década de 1970.



Popularização

A popularização dos emuladores veio junto com a Internet e os emuladores de vídeo games. As imagens extraídas de cartuchos de vídeo games (chamadas "ROM images", imagens ROM ou simplesmente "ROMs") aliadas à programação em baixo nível de jogos para sistemas antigos tornou fácil a possibilidade de criação de emuladores de sistemas como o Chip-8 e depois de vídeo games mais populares como o Atari 2600 e NES (esse já tinha jogos programados em alto nível).
Apesar de um emulador nem sempre ser a coisa mais fácil de configurar, com pouco conhecimento hoje já é possível rodar um jogo de Playstation em um PC através de um emulador sem muitos problemas, muitas vezes até com qualidade superior ao próprio vídeo game, já que podem-se aplicar efeitos como anti-aliasing que o vídeo game não possui e rodar os jogos em resoluções muito mais altas que o original.

Aplicações e Vantagens
Rodar jogos de vídeo games.
Testar código cross-compilado com maior facilidade.
Reaproveitamento de softwares escritos para sistemas antigos.
Rodar jogos de diferentes plataformas.
Obter maior qualidade na execução de softwares ou jogos que se teria no sistema original.

Desvantagens
  • Para alcançarmos 100% da velocidade do sistema sendo emulado, um emulador precisa no mínimo (no caso de emuladores bastante optimizados) ser executado em um processador que compute ao menos 6 vezes o número de instruções por segundo que o sistema original.

  • Dificilmente um emulador consegue atingir 100% de compatibilidade, isso só se consegue se o sistema a ser emulado for simples o bastante ou se existe bastante documentação sobre o sistema a se emular.

  • Dependendo do emulador e da complexidade do sistema emulado, configurá-lo corretamente pode ser uma tarefa só para usuários avançados.

  • Alguns periféricos e características do sistema original podem ser impossíveis de se emular dependendo da ocasião.
Emuladores livres

Há uma série de emuladores livres para as mais diversas aplicações.
O mais famoso emulador de PC arquitetura x86 e, sem dúvida, o Bochs. Atualmente na versão 2.2 (após um ano sem atualizações), tem uma boa documentação. Escrito em C++, seu principal objetivo é a portabilidade (o que, de certo modo, interfere na velocidade).
O mais famoso emulador de PowerPC é o PearPC. Tem até uma pagina feita pelos seus fãs(Pearpc.net), e e um dos poucos que roda as versões do Mac OS.
Em se tratando de vídeo-games, podemos citar o ZSNES, um emulador de Super Nintendo, bastante conhecido pela sua compatibilidade. Para as máquinas de fliperama, o mais conhecido é o MAME.
Outro emulador de maquinas PC bem conhecido e o QEmu. Ele é mais rápido que o Bochs porque tem uma série de otimizações. É considerado um dos mais fáceis de usar.

Uso comercial de emuladores

Emuladores no geralO processo de emular não constitui crime. Vários processos já foram movidos com este assunto e nenhum obteve êxito. Um exemplo de um processo perdido foi o da Creative Labs fabricante da placa de som Sound Blaster, que na época era hardware básico para algumas aplicações que utilizavam sons. Outras placas de som emularam o hardware da Sound Blaster para ficarem compativeis com tais aplicativos.
Como emular esta associado a um hardware, no caso de vídeo games, o emulador faz o trabalho do console, que por sua vez necessita de Roms que é o Jogo copiado de um cartucho ou CD.
As roms ou jogos para emuladores são softwares como qualquer outro. Portanto é crime obter uma rom ou jogo e executá-lo em um emulador ou hardware sem que você tenha o jogo original.

Em vídeo-gamesLançado em 1999, o Virtual Game Station (VGS) foi um emulador de Playstation desenvolvido pela Connectix originalmente para Macintosh e posteriormente portado para PC. A Connectix sofreu ações judiciais por parte da Sony, desenvolvedora do Playstation. Após algum tempo de batalhas judiciais, o emulador foi adquirido pela Sony e descontinuado. A empresa encerrou suas atividades em 2003.
Também lançado em 1999, o bleem! foi um emulador comercial de Playstation para PC desenvolvido pela bleem Company. Posteriormente ganhou uma versão para Dreamcast, chamada de bleemcast!. A Sony também moveu ações judicias contra a bleem Company. Apesar da Sony não ter vencido nenhum dos processos judiciais, os custos advocatícios, o surgimento de emuladores gratuitos e o encerramento na produção do Dreamcast fizeram com que a bleem Company terminasse suas atividades em 2001.
A Microsoft utiliza emulação em seu console de nova geração, o Xbox 360, para executar jogos de seu console anterior, o Xbox.
Originalmente a Sony pretendia que o Playstation 3 utilizasse emulação via software para executar jogos de Playstation 2 e Playstation. Entretanto, devido à dificuldades técnicas que surgiram em estágios finais do desenvolvimento do console, seu projeto foi reestruturado e o chip EE+GS foi integrado ao sistema. Desta maneira a primeira revisão do Playstation 3 garante a retrocompatibilidade com o sistema anterior via hardware, embora a Sony não descarte a possibilidade da remoção do chip e utilização da emulação em revisões posteriores.
A Nintendo também pretende utilizar emulação em seu novo console, chamado Wii, para emular seus consoles anteriores. Recentemente foi divulgado que o sistema também emulará o Sega Mega Drive e o PC-Engine/Turbografx, da NEC.
Outras empresas que já lançaram jogos como remakes utilizando-se de emuladores:Sega,Namco,Atari e Jaleco.
Além dos casos de emuladores comerciais de vídeo-games, muitas empresas de software criam emuladores comerciais de sistemas menos comuns.O CherryOS é um misterioso software que promete emular o Mac OS X no PC com 80% de desempenho.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero. ▭▭▭▭▭▭▭▭▭▭ஜ۩۞۩ஜ▭▭▭▭▭▭▭▭▭▭

Post A Comment:

0 comments: